Prospecção de clientes | Como prospectar clientes para sua empresa

O que é Prospecção de clientes

A prospecção tratada nesse artigo é a prospecção de clientes pela internet, ou seja, a busca e atração de potenciais clientes interessados nos produtos e serviços que sua empresa oferece no ambiente online (pesquisa do google, redes sociais, etc).
A prospecção de clientes está intimamente ligada ao crescimento de qualquer negócio: não tem como aumentar as vendas se sua empresa não tem clientes.

A prospecção de clientes é uma forma de atrair e conquistar consumidores potenciais para o seu produto ou serviço.
Foi-se o tempo que a prospecção de clientes se resumia a ligar ou visitar pessoas de forma aleatória. Não podemos chamar de prospecção de clientes um contato (por email, telefone ou pessoalmente) feito para vender produtos/serviços para uma pessoa que não está interessada no que sua empresa tem a oferecer. Além de antiquada e invasiva, esse tipo de abordagem traz pouco (ou nenhum) resultado, gerando uma postura não receptiva, defensiva e até agressiva da pessoa contatada.
Uma prospecção de clientes eficaz leva em conta as necessidades do potencial cliente, ou seja, antes da "venda" propriamente dita é verificado se aquele potencial cliente tem interesse no serviço que é oferecido pela empresa.

Prospects

O Prospect é uma pessoa ou empresa que pode vir a se tornar cliente de uma empresa.
Em muitas empresas ainda existe confusão entre Leads e Prospects, mas é fácil entender a diferença: um Lead é uma pessoa que tem interesse em seus serviços, um Prospect quer seus serviços e pode comprá-los (ou tem poder de decisão para comprar) a curto prazo. Cabe a equipe de vendas da empresa, através do contato direto (por email, tel ou pessoalmente) identificar quais contatos são Leads e quais são Prospects. Esse relacionamento entre o vendedor e o potencial cliente é crucial para avaliar e determinar em que ponto do funil de vendas o potencial cliente está.

Como prospectar clientes - Como prospectar novos clientes

Mas afinal, como prospectar clientes, ou melhor, como prospectar novos clientes?
Uma empresa tem "fome" e precisa ser constantemente "alimentada" com novos contatos, ou então ela literalmente morre.
Antes de mais nada, é preciso que a empresa tenha uma boa base de contatos para que seus vendedores possam trabalhar de forma a atingir os melhores resultados.

Oferecemos Leads para sua força de vendas, ou seja, pessoas que estão interessadas especificamente no tipo de serviço que sua empresa oferece.

Ter base de contatos qualificada previamente já é muito mais do que meio caminho andado, pois com essa base fica muito mais fácil sua equipe de vendas usar toda a sua competência, técnicas e métodos para persuadir o potencial cliente a comprar da sua empresa (e não da concorrência), seja em visitas pessoais, por telefone ou email.

Prospecção de novos clientes

Como diz o ditado popular: "A empresa que não cresce, desaparece". A prospecção de novos clientes é uma das atividades mais importantes (senão A mais importante) dentro de uma empresa. A prospecção de novos clientes deve ser uma rotina constante e não é exclusividade de empresas pequenas, mas sim de todos os tipos e portes de empresas.

Veja como ajudamos sua empresa a se destacar da concorrência e prosperar.

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